domingo, 9 de março de 2014

O fim da lei é Cristo

“Porque o fim da lei é Cristo, para justiça de todo aquele que crê.” Romanos 10:4

τέλος [télos] pode significar fim em duas acepções: finalidade outérmino. “Porque a finalidade da lei é Cristo...” ou “porque otérmino da lei é Cristo...”. Qual acepção da palavra fim está correta? Eis a minha tentativa de trazer luz ao assunto!

Sempre que um exegeta depara-se com dificuldades da mesma natureza e não é capaz de determinar o significado mais preciso da palavra pelo próprio contexto imediato em que ela se encontra, ele geralmente recorre ao emprego da palavra em outros textos na tentativa de definir qual a acepção mais comum.

Parece-me impossível determinar qual acepção estaria correta apenas observando o contexto de Romanos. É coerente traduzir o versículo com as duas acepções e ainda manter intactas todas as proposições que cercam esse versículo.

Será que Paulo fez uso de um “jogo linguístico” ao propositadamente escolher uma palavra ambígua? Será que ele pensava nas duas acepções, casadas nessa anfibologia do versículo, elegantemente harmonizadas pelo contexto da carta? Acredito que a resposta pode ser encontrada em sua carta aos Gálatas.

Não é possível dizer ao certo se Gálatas foi a síntese de Romanos, ou se Romanos foi uma ampliação de Gálatas. O teor teológico das duas cartas é inquestionavelmente o mesmo.

Enquanto a carta aos Gálatas parece ser a síntese de Romanos, o versículo 4 de Romanos 10 parecer ser a síntese dos versículos 24 e 25 de Gálatas 3. Vejamos:

Romanos 10:4 - “Porque o fim da lei é Cristo, para justiça de todo aquele que crê.”

Gálatas 3:24, 25 - De maneira que a lei nos serviu de aio para nos conduzir a Cristo, a fim de que fôssemos justificados por fé. Mas, tendo vindo a fé, já não permanecemos subordinados ao aio.

Agora, vamos traçar um paralelo entre os dois, mesclando os dois versículos de Gálatas com cada uma das acepções da palavra fim em Romanos:

“Porque a finalidade da lei é Cristo para justiça de todo aquele que crê. [De maneira que] Pois, a lei nos serviu de aio para nos conduzir a Cristo, a fim de que fôssemos justificados por fé.”

“Porque o término da lei é Cristo para justiça de todo aquele que crê. [Mas] Pois, tendo vindo a fé, já não permanecemos subordinados ao aio.”

Se você conseguiu acompanhar o meu raciocínio até aqui, ficou claro que há um paralelo duplo e invertido entre Romanos e Gálatas. A carta de Gálatas parece ser o resumo da carta aos Romanos e Romanos 10:4 parece ser a síntese de Gálatas 3:24-25. Interessante, não?

Autor: André R. Fonseca
www.andreRfonseca.com
contatos@andreRfonseca.com
Twitter: @andreRfonseca

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Bata um papo com a gente