ONLINE | Marketing | 25.FEV.14 - 18:04 | Atualizado em 25.02 - 18:05
Adidas não vai mais vender camisetas da Copa com conotação sexual
Após protestos do governo brasileiro, Adidas decide retirar as peças do comércio
Por Redação
A Adidas não vai mais vender as camisetas da Copa do Mundo de 2014 com alusões sexuais. Os dois modelos foram divulgados nesta semana e causaram fortes protestos de grupos feministas e do governo brasileiro.
Em uma curtíssima nota, a empresa afirmou que “A adidas sempre acompanha de perto a opinião dos consumidores e parceiros, e em resposta aos seus comentários anuncia que os produtos em questão não mais serão comercializados pela marca. É importante frisar que trata-se de uma edição limitada que estaria disponível apenas para os Estados Unidos.”
Estampa polêmica: para os brasileiros, Adidas destacou os atributos errados do País
No início da semana, foram divulgadas fotos de dois modelos que seriam comercializados. O primeiro trazia estampada a frase “I love Brazil”, com a palavra “love” representada por um coração. O que despertou a fúria do governo e das mulheres é que o coração estava envolvido em um biquíni fio-dental, dando-lhe a conotação de nádegas femininas.
A segunda camiseta trazia a frase “Lokin’ to score”, uma expressão ambígua em inglês que tanto pode significar “em busca de pontos”, quanto “pegar garotas” em um sentido mais sexual. Ao lado da frase, há o desenho de uma mulher de biquíni à frente do Pão de Açúcar.
As camisetas causaram protestos das autoridades. O presidente da Embratur, Flávio Dino, afirmou à imprensa que as estampas estão na contramão da imagem que o País vem trabalhando nos últimos anos, com ênfase nos atributos culturais e naturais do País. Em seu momento mais contundente, Dino afirmou que o Brasil não tolera mais turismo sexual, e que a Adidas prestava um desserviço à própria marca, ao se vincular a essa prática.
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