Para: quarta-feira, 21 de agosto de 2013
Texto: Mt 6.13
“Pai Nosso… mas livra-nos do mal.”
Uma das traduções da Bíblia diz, na oração do Pai Nosso: “…livra-nos do Maligno”, referindo-se diretamente ao pai da mentira, Satanás. É ele quem está por trás de todas as tentações e males, e que também instiga o nosso íntimo para nos afastarmos de Deus e pecarmos contra a sua santa vontade.
Como Deus nos livra do Maligno? Pelo poder da Santa Bíblia, a sua Palavra Sagrada! Quando Jesus teve que enfrentar Satanás, nas três vezes em que foi tentado ele rebateu dizendo: “As Escrituras Sagradas afirmam!” (Mateus 4). Jesus poderia ter usado seu poder e poderia ter argumentado longamente com o Diabo; mas ele nos deixou exemplo, citando a Palavra de Deus, que é a arma que Deus nos deixou para lutarmos contra o maligno.
Na Palavra temos a garantia da vitória de Jesus sobre o mal. Jesus venceu não apenas a tentação, mas venceu a própria morte quando apareceu vivo no domingo da Páscoa. A ele temos que nos agarrar com fé, sabendo que, estando com ele, estamos salvos. Quando nos sentimos fracos e tentados precisamos abrir a nossa Bíblia, buscando força e orientação de Deus.
Para Martinho Lutero, quando pedimos a Deus que nos livre do mal, estamos pedindo, em resumo, que o Pai celeste nos livre de todos os males que afetam o corpo e a alma, os bens e a honra, e, finalmente, quando vier a nossa hora derradeira, nos conceda um fim bem-aventurado e nos leve, por graça, deste vale de lágrimas para junto de si no céu.
Como é bom podermos confiar em Jesus e termos a certeza de que ele venceu o mal por nós. E, assim, firmes nesta fé, sabemos que estaremos com ele na vida eterna.
Oremos: Pai Nosso, livra-nos do mal. Tu sabes que temos medo e muitas vezes nos sentimos inseguros diante do futuro. Fixa os nossos olhos nas tuas promessas em Cristo reveladas na Bíblia Sagrada. Amém.
Nenhum comentário:
Postar um comentário