sábado, 17 de agosto de 2013

GRATIDÂO

Recebendo tudo com gratidão

Para: sábado, 17 de agosto de 2013
Texto: Mt 6.11

“Dá-nos hoje o alimento que precisamos!” (Mt 6.11).

Em sua misericórdia, Deus age para que todos tenham o pão de cada dia. Se nem todos o têm, não é por culpa de Deus, mas da ganância do ser humano. Jesus diz que Deus faz com que o sol brilhe sobre os bons e sobre os maus e dá chuvas tanto para os que fazem o bem como para os que fazem o mal (Mt 5.45). Os filhos de Deus recebem o pão de cada dia com gratidão e os descrentes o atribuem aos seus próprios méritos ou à sorte.
Na oração do Pai Nosso, dizemos: “O pão nosso de cada dia nos dá hoje”. Martinho Lutero nos explica que Deus, na verdade, dá o pão mesmo sem pedirmos, até mesmo para aqueles que não creem nele. Mas quando o pedimos na oração, reconhecemos essa dádiva e a recebemos com gratidão.
E, ainda, o “pão nosso” engloba tudo o que pertence ao sustento e as necessidades da vida, como: comida, bebida, vestes, calçado, casa, lar, campos, gado, dinheiro, bens e coisas semelhantes.
Outro aspecto importante é que Jesus nos ensina a pedir o alimento que precisamos hoje, mostrando que podemos confiar na providência do Pai, tanto hoje como no futuro. No evangelho de Mateus, capítulo 6, versículos 24-34, Jesus nos recomenda olhar para os pássaros e para as flores do campo e ver como Deus cuida de todos eles. E Jesus pergunta: se Deus cuida deles, não cuidará de vocês? E então o mestre conclui: “Portanto, ponham em primeiro lugar na sua vida o Reino de Deus e aquilo que Deus quer, e ele lhes dará todas essas coisas”, referindo-se aos bens materiais que precisamos.
Que Deus nos dê esta sabedoria. E, com gratidão, oremos sempre dizendo: “Dá-nos hoje o alimento que precisamos”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Bata um papo com a gente