Mas o que acontece é que, ainda que eu respire sem consciência durante muitos anos, quando tomar consciência disso, quando reconhecer a minha respiração, farei o possível para melhorá-la e assim meus dias renderão mais, serão plenos em alegria e disposição.
Alguém que percebe aos vinte ou trinta anos que sempre teve um problema de respiração, se quiser viver melhor a vida, terá que mudar suas atividades, não porque sem elas não respirará, mas porque se as mudar, terá uma vida mais disposta, satisfeita e até mais eficiente, poderíamos assim dizer.
A respiração pode nos servir como ilustração para muitas coisas, mas o fato de reconhecê-la é emblemático em uma questão levantada em Provérbios:
Reconhece-o em todos os teus caminhos, e ele endireitará as tuas veredas. Pv 3.6
E os momentos todos que passou não perdem valor por simplesmente você não entendê-los. Os momentos não deixam de ser mágicos ou transcendentais. Os momentos não deixam de ser românticos ou emocionantes. Mas o que acontece, se você não souber o que eles são, é que eles não te levarão a lugar algum.
Todos os seus momentos mágicos, todo o perdão a receber e dar, toda a bondade, todo o amor, toda a fidelidade demonstrada, tudo terá um nome. Toda a intolerância com a injustiça, toda a busca pela paz, toda a busca por uma vida melhor, tudo terá um nome: Jesus Cristo.
Por isso eu não digo que se você não o reconhecer, se você não admitir que “respira” ,você deixará de respirar. O que digo é que sua vida não terá uma qualidade melhor e você não terá companhia na busca por paz, justiça, felicidade. Sua vida ainda não terá explicação, ainda que o inexplicável seja, em parte, participante de nossa jornada. Mas, ainda sem explicação, terá um nome: Jesus.
Reconheça a vida em sua vida, reconheça Deus em seu caminho, assim como um dia reconheceu sua própria respiração. Assim, seus caminhos se tornarão plenos, felizes e de busca por paz e justiça.
Que Deus o abençoe!
Nenhum comentário:
Postar um comentário