sexta-feira, 12 de julho de 2013

Não cobice


Para: sexta-feira, 12 de julho de 2013
Texto: Êxodo 20.17

“Não cobice a casa de outro homem” (Êx 20.17).

Existe uma grande diferença entre amor-próprio e egoísmo. O amor próprio, que todos têm e que é bom ter, é um sentimento de respeito que cada pessoa tem por si mesma. Deus pede que amemos os outros como amamos a nós mesmos. Que bom! Já o egoísmo é um amor exagerado pelos interesses pessoais. O egoísta vai muito além do amor-próprio; ele pensa que é o centro do mundo.
O egoísmo facilmente leva à cobiça, que é esse desejo intenso de ter ou conseguir alguma coisa. O mandamento de Deus, em Êxodo, capítulo 20, versículo 17, proíbe a cobiça. Deus diz: “Não cobice a casa de outro homem”.
            Além de proibir, Deus procura nos convencer de que a cobiça não é um bom negócio. Em Eclesiastes, capítulo 5, versículo 10, a argumentação é a seguinte: “Quem ama o dinheiro nunca ficará satisfeito; quem tem a ambição de ficar rico nunca terá tudo o que quer”.
Em vez da cobiça, a Bíblia propõe o modelo do contentamento. O padrão bíblico nessa questão de bens materiais aparece na oração de Provérbios, capítulo 30, versículos 7 a 9: “Eu te peço, ó Deus, que me dês duas coisas antes de eu morrer: não me deixes mentir e não me deixes ficar nem rico nem pobre. Dá-me somente o alimento que preciso para viver. Porque, se eu tiver mais do que o necessário, poderei dizer que não preciso de ti. E, se eu ficar pobre, poderei roubar e assim envergonharei o teu nome, ó meu Deus”.
Mais difícil que estar contente com o que se tem é abrir mão do que se tem. Nesse ponto, não tem ninguém igual a Jesus Cristo, que “abriu mão de tudo que era seu e tomou a natureza de servo” (Fp 2.7). Foi seguindo por esse caminho que ele chegou à morte, e morte de cruz. Mas Deus lhe deu a mais alta honra, para que todos – inclusive nós – declaremos abertamente que Jesus é Senhor. Ele é o Senhor que nos salva e nos liberta do egoísmo. Assim, podemos viver livres da cobiça.

Oremos: Senhor Jesus, que abriste mão de tudo que era teu para a nossa salvação, dá-nos o pão de cada dia e o dom do contentamento. Ajuda-nos a viver livres da cobiça. Por amor de ti. Amém.
Pastor Vilson Scholz

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Bata um papo com a gente